19.8.11

Projeto Telinha na Escola na Emeif Joaquim Alves

Estamos na expectativa de que o Projeto Telinha na Escola será muito importante no desenvolvimento das atividades curriculares da escola, sensibilizará não só os alunos, mas também os professores no que diz respeito ao uso da mídias móveis no processo ensino-aprendizagem, em especial o uso do celular. 

Sobre o Projeto Telinha na Escola: 


Telinha na Escola é um conjunto de ações de formação de professores da rede pública realizado pela equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com Instituto Vivo, Fundação Banco do Brasil e com o apoio dos Núcleos de Tecnologia de Educação (NTE’s) de vários estados e cidades brasileiras. O projeto busca estimular os professores a incorporarem o processo de produção de vídeo com celular e a utilização das redes sociais em suas práticas pedagógicas e assim construírem, junto com seus alunos, uma nova forma de ensinar e aprender.
Iniciado em abril de 2010 e realizado até novembro desse ano em 12 cidades nos Estados de Tocantins, Goiás, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e Sergipe, chegando agora em 2011 a Fortaleza, as oficinas do Circuito Telinha na Escola reúnem momentos de reflexão e discussão sobre os desafios para educação numa sociedade em rede, exercícios práticos de familiarização com tecnologias e técnicas de produção de vídeo de bolso (incluindo linguagem audiovisual) e mapas multimídia, de produção de blogs e para utilização de ferramentas on line, como repositórios de arquivos, redes sociais e servidores de streammer gratuitos.

Monitores envolvidos: 

Livia Soares, Jana Amorim e Victor Braga 




Cronograma:
18/08/2011 - Encontro para a discursão das diretrizes;
23/08/2011 - Sensibilização do projeto nas salas da 6ª Série a 9ª Série no turno da manhã.(Feita pelos monitores: Livia, Jana e Victor);
24/08/2011 - Palestra e seleção dos alunos;
05/09/2011 - Início do Projeto.

Professores ligados diretamente ao Projeto:

Glaubenia de Souza Jucá- glaubenias@yahoo.com.br
Mazarelli Fernandes Maia- mazarelli@yahoo.com.br
Ailton Gomes- aagomes63@gmail.com

 Em construção...
 

Celular vira ferramenta educacional na escola Joaquim Alves!


 
Clique para Ampliar
Educadores afirmam que a maioria dos alunos usa o celular como status social para ouvir música e jogar, o que acaba gerando disputas nas escolas e até furtos
RODRIGO CARVALHO
Oficina na rede municipal ensina alunos a usarem o celular e outros aparelhos para trabalhar a arte e a educação
A polêmica de utilização do celular na sala de aula não é de hoje. O uso constante do aparelho preocupa diretores, professor e os pais da nova geração cibernética. No entanto, muitos pesquisadores veem nos dispositivos móveis além do entretenimento e dispersão, mas também a possibilidade de ensinar e aprender por meio dele.

Em Fortaleza, 20 professores da rede pública municipal de ensino participaram, ontem, de uma oficina do projeto "Telinha na Escola". O objetivo é refletir e aprender a lidar não só com o celular, mas com diversas ferramentas midiáticas dentro de sala de aula.

Segundo a capacitadora do curso "Telinha da Escola", Lívia Neiva, o projeto que iniciou em 2009 no estado de Rondônia, está sendo realizado pela Organização Não-Governamental Casa da Árvore em parceria com operadora vivo e a Prefeitura de Fortaleza.

A capacitação já passou por diversas capitais como Palmas, Goiânia e agora atua em Recife. Aqui na Capital, segundo Lívia Neiva, as escolas escolhidas foram Escola Municipal Martha Dos Martins Coelho Guilherme, no Jangurussu, e Escola Municipal Joaquim Alves, na Vila Pery.

Conforme Livia Neiva, um dos principais objetivos do curso é trabalhar a arte e educação por meio do celular. Ela explica que os professores multiplicadores passam por uma capacitação com duração de 12 horas e em seguida elaboram os próprios projetos dentro da escola.

A capacitadora ressalta que, no planejamento, os professores podem realizar vídeos de bolso com o celular, documentários, programas de áudio, festival de microtextos, além de passar conteúdos por Bluetooth. "O celular que, muitas vezes, é considerado o vilão da sala de aula poderá se tornar um mocinho", analisa.

Problemas
Para a professora responsável pela disciplina de Laboratório de Informática Educacional (LIE), na escola Martha Dos Martins Coelho Guilherme, em Fortaleza, o aparelho celular também é fonte de muitos problemas em sala de aula.

De acordo com ela, a maioria dos alunos usa a tecnologia como status social gerando uma disputa coletiva.

Diante disso, ela já presenciou estudantes furtando celulares e outros utilizando o equipamento indevidamente. "Eles utilizam apenas para jogos e escutar musica. Já tive que retirar alunos e suspendê-los por não respeitarem as regras", ressalta a professora.

Conforme a professora de Língua Portuguesa Marta Tavares, o curso "Telinha na Escola", irá orientar os professores de que o celular também pode ser usado como instrumento de aprendizagem.

Ainda segundo ela, além das ferramentas digitais, os estudantes vão aprender a se organizarem em grupos, construindo roteiros para os vídeos e documentários que serão produzido por meio dos celulares.

KARLA CAMILA REPÓRTER
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1024263